quinta-feira, 8 de abril de 2010

"Rio... mas também posso chover"

A frase genial é do Jards Macalé e saiu hoje estampada na primeira página do Globo, na arte do não menos genial cartunista Chico Caruso:
Rio, mas também posso chover. 

Há menos de três dias o céu desabou sobre o meu Rio de Janeiro, trazendo deslizamentos de terra, destruição e morte por todos os lados da cidade. Fiquei dois dias inteiros sem me atrever a sair de casa, alarmada com a fúria da tempestade tão inesperada quanto cruel, em pleno outono carioca.



Ontem saí da toca: fui rapidinho ao banco, corri aqui e ali, tratando de fazer o essencial e voltar logo para casa. Cheguei justo no instante em que uma nova chuva torrencial resolveu cair sobre nossas cabeças já encharcadas.

Hoje cedo, o sol reapareceu no céu, mas não no meu coração. Enquanto lia o jornal, não conseguia conter as lágrimas diante de tanto sofrimento e tantas perdas alarmantes em nossa cidade. Apesar disso, ainda consegui sorrir um pouco quando dei com aquele cartum da dupla Chico-Macalé. E meu otimismo incurável arranjou logo um jeito de inverter o astral da manhã:

Posso chover... mas também Rio!

Resolvi sair à rua de bicicleta. Tinha algumas pequenas coisas a fazer, contas a pagar. Pois iria fazer isso tudo com muita disposição, desafiando as nuvens que ainda insistem em ir e vir por este céu, roubando a nossa tranquilidade.

No caminho, passei pelo clube de regatas do Botafogo, ali na curva do Calombo da Lagoa. Quem está no nível da rua não consegue ver grande coisa, mas no nível da água da lagoa o estrago foi grande: o píer,  destroçado com a força do vento, vai ter que ser totalmente reconstruído.


Mas nem por isso o pessoal do remo perdeu o bom humor. Ao lado do timoneiro César e de outros companheiros do Botafogo que tentavam reorganizar a casa, retirando a lama do chão, lavando remos e barcos, o instrutor Bruno me comunicou, abrindo um grande sorriso: "Tivemos muita sorte, não perdemos nenhum barco!"

Carioca que se preze é assim mesmo: 
não perde a chance de sorrir. 
Segunda-feira estarei lá, 
novamente remando com a turma toda ao nascer do sol!



Nenhum comentário: